sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Reflexões para a Liliana


Você não manda em mim, nem ninguém manda em mim”



   Ouvi, há dias, numa aula, esta frase.  Era duma aluna para a Professora.

   Fez-me pensar ... O que significa isto ?... Que importância tem no nosso relacionamento, nas nossas vidas ?

   É uma maneira de comunicar.

   Comunicar é transmitir. Comunicar é propagar, é contagiar. Comunicar é ter passagem para ... Comunicar é entrar em relação com ...

   O que transmitiu esta aluna à professora a quem se dirigiu ?

   O que propagou entre os colegas ?

   Terá aberto passagem para um conflito ?

   Se tudo assim continuar como será a relação da jovem com a pessoa mais velha

que deve transmitir-lhe conhecimentos, experiências. E, não só, também amizade,

carinho, compreensão ...





Esta Aluna fazia anos neste dia.



   A professora, que fui eu, ficou com vontade de lhe dar os parabéns, mas ... a comunicação tinha falhado ... a professora limitou-se a pôr a aluna na rua.



            Saí da aula irritada. Fiz uma participação à Diretora de Turma.

            Vim para casa e a Liliana não me saía do pensamento, ainda por cima fazia

 anos...

            Se calhar ela não quiz dizer o que disse ...

            Se calhar ela não percebeu porque é que eu insisto tanto para que se portem bem,

porque é que eu quero que estejam atentos na aula de Matemática. Não tenho

nenhum interesse pessoal nisso, estou quase no fim da minha carreira, já dei todas as  provas que devia dar. Até seria mais fácil para mim ..., deixar correr, não me incomodar.



   Mas a verdade é que eu sou Amiga da Liliana, de todas as “Lilianas” e de todos os “Lilianos” que têm passado por mim ao longo da minha vida.

   Gostava de poder transmitir-lhes alguns conhecimentos de Matemática e muito mais do que isso. Gostava  que aprendessem agora, durante a juventude, porque depois é muito tarde, que o relacionamento entre os seres humanos pode ser uma coisa maravilhosa mas também pode ser uma desgraça.  Quem o constroi somos todos nós,  temos de estar atentos  -  para que, através da comunicação,  possamos construir um bom relacionamento.



   A escola é o lugar ideal para treinar. Somos muitos, somos diferentes: alunos, professores, funcionários,  Pais (que também por cá vêm). Começando pela comunicação escolar, treinamos a comunicação social. Parece que não há nada mais importante do que a comunicação social nos dias que correm.



   Há barulho demais na Escola. Assim não dá para comunicarmos uns com outros, com calma, sem agressividade, sem atropelos, com alegria.

Se nós pudéssemos fazer alguma coisa para melhorar este ambiente ...





E, para acabar, Liliana, quero dar-te um beijinho muito grande de parabéns.



           





            Escola E. B. 2,3  Avelar Brotero,  19  de  Novembro  de 2004





                                              



                                                           A tua Professora de Matemática                   

Sem comentários:

Enviar um comentário