domingo, 18 de setembro de 2011

Para a minha irmã Nina:



Já nos conhecemos há quase meio século… Isto de irmãs é muito engraçado, nem eu nem tu temos uma irmã, mas somos irmãs, mais do que muitas irmãs. Escolhemos? Não, foi um rapazinho, o teu irmão e meu marido que nos fez irmãs, e acertou. Encontrámos-nos e gostámos uma da outra. Somos bem diferentes: uma reguila e outra bem comportada, uma “deixa andar…” e outra “ deixa-me andar muito pregadinha…” . Basta ver o cabelo: o teu muito armado e o meu- que horror!, sempre a dar trabalho – a ti que não a mim, sempre a esforçares-te por o arranjar, e eu – a “ deixar-lo andar…”
E assim fomos andando… este quase meio século… E tão diferentes, mas as convicções foram as mesmas:
- um sentido de Deus , dos nossos outros, de fé, de afirmação, de antes quebrar que torcer…
- um sentido de Pátria, do nosso bocadinho, lindo e pequenino, que nos encanta quando nós
nos revemos de quanto ele foi e quanto nos honrou com os seus feitos…
- um sentido de família, que a ti te levou a servir todos que de ti precisaram e que em ti
encontraram repouso e paz e que a mim me levou com alegria a cuidar dos mais novos e agora
temos a ponte entre ti e mim - o passado que tanto nos diz e tão bons exemplos nos dá e o
futuro cheio de filhos e sobrinhos e netos… quer meus quer do Mário…

E as nossas alegrias:
- Aqui os temos estes todos que se quiseram associar a ti e dar-te todo o carinho neste teu dia
com a amizade (até dos aderentes), com mimos, com alegrias! É tão bom sermos mimadas,não
é Nina?
- E os da 3ª geração, os mais velhos que também se chegam a nós, os da geração do meio que
Já percebem e também ficam com uma memória de nós, e o benjamim que também sabe chorar e rir e dizer adeus!

Ó Nina, tens que concordar, que é tão bom fazer-mos anos, não é?
Graças a Deus por esta ocasião!...

Évora, 6 de Setembro de 2011  Mana Sãozinha

Sem comentários:

Enviar um comentário