sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

mensagem de Natal 2014


Mensagem de Natal de 2014

 

            O nosso mundo é tão pequenino!

 Somos uma areia mínima neste areal imenso que é o Universo!

 Como é possível tanta convulsão neste pobre grãozinho de areia!

 São as políticas… a corrupção …e as guerras…

 Os homens esquecem-se que nada são  perante Deus e o seu Universo.

 

Quero sair deste pó do Universo.


E o nosso pensamento, voa, voa, por esses espaços além, rompe o pó do Universo e fica a pairar nas suas distâncias inimagináveis para todo o sempre…

 

Há dias  fui “tocada” por um desconhecido, um professor de matemática, que falou numa conferência que me foi dado ouvir, pela internet. Toda a conferencia me impressionou, mas mais ainda esta reflexão  que reproduzo:

… “Um dia estava a falar de inteligência emocional e contei-lhes a História da minha BOLA DE SABÃO.  …Todos nós vivemos dentro de uma bola de sabão que nos protege do mundo, protege-nos, mas também nos torna egoístas, há dias em que essa bola está muito negra.

  Um dia eu resolvi ir à natação. …Entrei no balneário, recusei-me a ver quem lá estava, voltei-me para a parede e comecei a despir-me. De repente alguém me toca no braço:  Bom dia! eu também vim treinar -  era como se eu tivesse acordado – olhei, e era um menino lindo, tinha no máximo 8 anos. Tinha tido a ousadia de rebentar a minha bola de sabão para me deixar o dia mais feliz.

Vocês podem fazer isto todos os dias.

 

Eu não sei como contei isto mas lembro-me de que a sala tremeu por instantes, eles ficaram imóveis, mas como são jovens e os jovens não são dados a lamechices, um deles levantou o braço e disse: “Eh, professor, nunca mais deixou de dizer bom dia no balneário!

É verdade, eu digo bom dia até aos armários…”

(numa aula de CTCT, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - . CTCT quer dizer Competências Transversais em Ciências e Tecnologia)

Este professor, o professor Cláudio, é agora  meu amigo, tem esta sensibilidade e conta-nos esta história deliciosa, que não fica atrás das de Saint-Exupéry, e que  tanto me fez pensar…

 

Sinto-me como o menino lindo, de oito anos, com necessidade de “puxar pela manga”  dos meus amigos e familiares.

 

Neste natal o meu pensamento passa por um estábulo frio e húmido com Maria e José a acariciar Jesus, o Menino lindo acabado de nascer. Não sei se estava lá uma vaca e um burro, mas no meu pensamento estavam, com certeza, a acarinhar também Jesus. Esse Menino que já estava a sofrer, e que ia morrer para salvar o mundo dos desvarios dos homens e desse orgulho enorme que nos faz pensar que só nós somos importantes.

Passa também, pela certeza de que o nosso pensamento voa, 

… voa… e lá ficará, distante, a louvar a Deus…  para sempre...

A reflexão do Claudio também me fez pensar…  tantos à nossa volta… e  só com uma palavra deixá-los-emos com um dia mais feliz…

 

E pronto. É o meu presente de Natal para todos.

 

Será que, também eu, tive a ousadia de rebentar as vossas bolas de sabão para vos deixar um dia mais feliz?

Da Mãe, Avó, Irmã, Tia, professora e amiga

Natal de 2014

Maria da Assunção Ferraz de Oliveira

 

Sem comentários:

Enviar um comentário